sábado, 9 de janeiro de 2010

Nós e os nossos belos animais de estimação.




Alguns amigos, os mais próximos, devem conhecer a Babalu, a cachorrinha que até pouco tempo chamava de minha. Como casei e saí de casa, ela agora pertence apenas aos meus pais. Mudei de categoria na casa dos pais; ela também.

Mas o post é justamente sobre isso: a relação com os bichos de estimação.

O século XX pode ser considerado como a era que os "selvagens" entraram dentro das casas. começou com as gatinhas e cadelinhas das artistas americanas que faziam sucesso no cinema da década de 1920, passou pelos cães de guarda que viraram os melhores amigos nas décadas seguintes até chegarmos aos bichos exóticos da década de 1970, os animais de grande porte, como cavalos, por exemplo, na era de ouro do turfe e das corridas, em 1950 em diante.

Nos últimos anos da década de 1990 e nestes primeiros anos do século XXI, estourou uma febre pelos pets comandada pelas clínicas veterinárias, pets shops e a indústria alimentícia voltada para este público específico.

Aqui entra a Babalu. O fascínio que a cadelinha meio yorkshire, meio sei lá exerce sobre todos que a conhecem - todos, eu disse todos!!!! - é impressionante.

Você que tem animal de estimação, alguma vez pensou que por acaso, ele quis mandar alguma mensagem, fez algo planejado, de propósito, que mostrar-se para o público intencionalmente, como se fosse pensado? Pois você não é o único(a)! Algumas vezes já suspeitei que a Babalu seja humana, numa outra configuração que ainda não compreendi como seja possível. Será que você me entende? Bem, se não, sem problemas; eu também não entendo.

Antes de escrever este post, li várias coisas na net sobre o assunto, matérias das quais retirei algumas informações que uso aqui. Posts a favor e outros contra o carinho que temos com nossos bichinhos-quase-humanos.

Sem entrar no mérito da questão: quando chegamos em casa, depois de um longo dia de trabalho e somos recepcionados pela alegria de um ser que demonstra, do jeito dele(a) que gosta muito de você ou que quando você está triste, doente ou deprimido, fica ao seu lado, meio que te dando uma força, nessa horas vemos que vale a pena o que dedicamos a eles...

Por fim, duas coisas: primeiro quero me desculpar aos donos de gatos, peixinhos e outros, como hamesters, cobras, pássaros, mas o post fala mesmo dos nossos melhores amigos, os cães e as cadelas; e, em segundo lugar, acredito no que disse sobre a Babalu: Ela é humana!

Este post é dedicado ao meu amigo Rogério Carvalho e a um antigo amigo nosso, o Devitto!

Dica de leitura:
Marley e eu - Jonh Grogan

Forte abraço, do Prof. Kamillo

Nenhum comentário:

Postar um comentário