quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Avatar - Uma boa surpresa pra se começar 2010



Avatar é um filme de ficção científica escrito e dirigido por James Cameron, estrelando Sam Worthington, Zoë Saldaña, Sigourney Weaver e Stephen Lang.
E como uma de minhas principais manias é subestimar as coisas, pensei que seria muito marketing para nada, no que diz respeito a esta película.
Para meu próprio prazer, enganei-me. E nunca foi tão bom enganar-me.
O filme, na visão deste humilde cinéfilo, é um espetáculo.
Concordo com parte do que que diz Eric Borgo, crítico do Portal de cinema Omelete:



Quase uma década sendo criado. Mais de 400 milhões de dólares consumidos entre orçamento de produção, pesquisa e desenvolvimento de tecnologia e marketing. O primeiro longa-metragem de ficção do "Rei do Mundo" desde o campeão imbatível de bilheteria Titanic (1997). Tudo o que cerca Avatar (2009) é superlativo.

A história do cinema, todavia, já provou mais de uma dezena de vezes que nem tudo o que reluz é ouro (ou unobtainium, pra ficar na terminologia do filme). Grandes produções megalomaníacas despencaram perante o teste do público. Avatar, por sua vez, consegue se estabelecer como um triunfo visual e de design.

É curioso notar como o cineasta passou uma década mergulhado em seu projeto e ele surja ainda tão inovador, à frente de seu tempo. Era de se esperar que qualquer coisa que demorasse tanto para ficar pronta nascesse um tanto datada - tanto que era essa a aposta de muita gente para Avatar (inclusive a minha, confesso). No entanto, as câmeras e a tecnologia de performance criadas do zero por Cameron são tão impressionantes que é literalmente impossível distinguir o que é real do que é modelo criado por computador. As cenas em que humanos e Na´Vi dividem as telas, por exemplo, desafiam qualquer percepção. Pequenos momentos, como a mordida de Jake numa fruta alienígena, emocionam tanto quando passagens criadas para tanto - e ainda assim o filme consegue guardar sequências ainda mais impressionantes para o final (a lágrima de Neytiri é real, só pode ser!)




Misturando fantasia e realidade, Avatar é uma bomba de sedução gráfica, com as melhores cores desenvolvidas pelo homem, na história do cinema.

Como disse meu grande amigo Rogério Carvalho: " - O filme te pega!"

E olha que eu nem vi em 3d!

Recomendo, mesmo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário