sábado, 16 de abril de 2011

Aos amigos mais próximos e mais distantes

Sinto saudades dos meus amigos mais próximos e mais distantes.
São poucos, é verdade. Mas são amigos.

Às vezes, penso no valor de amizades como a do Paulinho, Rogério, Francijési, Emílio, Aline, Dênis, Cristiane, Michel, Eliana, Juliana, Henrique, Moacir...Não tem preço!
São os amigos que não vejo há séculos, mas que, quando os reencontro parece que nos despedimos ontem.

E Valéria, Socorro, George, Carlos, D. Diva, Paulinho, Estenilda, Letices, Lúcia Carlos, Herbênia, Eduardo, Ronaldo, Diana, Maria, Rivelino, Fabiano? Gente que eu conheci através do trabalho. Pessoas que eu aprendi a admirar e que só não estão no primeiro parágrafo porque as vejo com mais frequência.

Tenho saudades do Juninho, Fabiano, César, Tatiane, Rodrigo, Belú, Diana, Jerri, Fábia, Webster, Soraya, Terezinha, Tácito, Carla, Egberto, Leandro, Isabele, Priscila, Wagner, Rodrigo, Gláubia, Regina, Sílvia, Francisca, Chiquinho, Catarina, Fróes, Simone, João, Mônica Emanuela, Linercy, Carlos Eduardo, Kamila, Lívia, Fábio, Túlio, Isac, pessoas que a memória teima em apagar mas que fizeram parte das melhores partes da minha vida.

E meus professores Océlio, Kênia, Edson, Fred, Gisafran, Funes, Roldemir, Margarida, Absurdo (Gerardo Jr.), Zé Maria, Jovelina, Lúcia Helena, Neurisberg, tantos cujas marcas permanecem até hoje, pois souberam ser mestres. Já outros, apenas as sombras ainda povoam minhas lembranças.

Quanto ao meus alunos, impossível lembrar de todos mas Amanda, Gutierrez, Rodrigo, Andréa, Kamilla, Luiza Raquel, trio MIL (Manuella, Isabele e Lorena), Mônica, Matheus, IsabellyGermano, Samuel, Cristina, Emílio, Alexandre, Felipe, Pedro, Ricardo, Luís Filho, meninos e meninas, hoje grandes homens e mulheres que estudaram no Cônego Agostinho, no Carolina Sucupira, no Universos, no CMJ, no Raimundo de Carvalho e no Mirian Porto Mota. Além dos meus queridos e queridas aluno do reforço em Jaguaruana e no Rosa Gattorno. Saudades de vocês.

O que posso falar do Francisco, do Vinicius, do Mons, Ducéu, que viraram estrelas que iluminam noites escuras e que continuam com minha amizade no plano espiritual?

Os inúmeros amigos que fiz na turma 62, dos medíocre (Karl, Keifer, Kildere - os que vejo sempre), os amigos do curso de epistemologias, o pessoal do Francês, o povo da História, os queridos do curso de teatro, de fotografia, de produção de eventos, os colegas de escola - Manuel Sátiro, Francisco Jaguaribe, SP e Logos Vestibulares, Liceu do Ceará, outros nomes do mestrado, outros nomes das escolas em que trabalhei, meus alunos da UVA/URCA/FATECE, os jovens da RCC e do ministério de música do Shalom, da Jufra, Mini-jufra e da incrível PJMP, pessoas que transitam pelas minhas lembranças.

Gente como Felipe Barroso, Alice Maia, que me comunico sempre através das redes sociais - gente do passado e do presente ao mesmo tempo.

A família, categoria em que não se pode citar nomes...
A família da minha esposa - família que eu escolhi - sem nomes, por favor...
Neste dois departamentos, nem a palavra "TODOS" inclui todo mundo!

Meus companheiros de trabalho de hoje, professores do MPM, também não podem exigir que cite nomes...São todos importantes, não posso perder ninguém sem que haja um grande prejuízo.

...

Carrego no peito um pedaço de cada um de vocês!

Há um tanto de outras pessoas a quem também carrego no peito, cuja memória me puniu e não me presenteou com o nome ou a lembrança. A vocês num sorriso, as mais sinceras desculpas. O problema está em mim, não em vocês...

A culpa é das sinapses, são as sinapses...porque o sentimento, esse não guarda diferença - é o mesmo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário