sábado, 17 de setembro de 2011

Entre o batuque do coração e a poesia da vitória - Felipe Rima


"Eu estive no show desse jovem cantor e compositor e gostei muito!"

Foi o que eu disse sobre o Felipe Rima, com o Cd dele na mão, à minha esposa e, em outra oportunidade, aos meus alunos da escola Mirian Porto Mota, quando conheci o trabalho desta revelação da música cearense, duas semanas atrás quando o ouvi pela primeira vez.

Quem me conhece, sabe que tenho sérias restrições com a música geralmente ouvida pela maioria. A música executada na maioria das rádios e as melodias que estão nas margens, que acabam chegando aos celulares "caixa-de-som" da rapaziada, através da internet e que são compartilhadas nos Bluetooths da vida, em sua grande maioria, não me agradam. E a julgar pelo grande número de jovens que conheço por conta da vida na educação, essas músicas quase sempre são forrós, axés, reggaes e rap, muito rap.

E eu não gosto de rap. Ou não gostava até conhecer a obra do Felipe Rima.
Sua proposta de colocar muita poesia no ritmo do rap e fazer um música com sentido e qualidade, conquistou a mim e alguns amigos a que apresentei as produções do rapaz.

No palco, Felipe Rima apresenta a maturidade própria de alguém que trilhou um caminho difícil e bastante sinuoso.

As rimas, vistas nas composições deste jovem preservam o apreço que todo artista devia ter com seu precioso instrumento de trabalho, a palavra. Quando tive a oportunidade de falar com o cantor pela primeira vez - ele se apresentava no espaço Rogaciano Leite, no Centro Cultural Dragão do Mar - disse-lhe: "- Você é um artesão das palavras." Lembro de ter me referido poucas vezes, quando dirigi-me aos amigos cordelistas Paulo de Tarso e Moacir Morran. Fazer arte com as palavras é um dom humano de poucos e Felipe o tem.

O Cd intitulado Entre o Batuque do Coração e a Poesia da Vitória (nomes das primeira e última faixa do cd!) tem 19 faixas. Entre uma poesia e outra (Introlinhas, Meu nome é fome), as músicas aparecem dissipando preconceitos, transmitindo belas mensagens e conquistando novos adeptos para este tom dançante e envolvente. Dentre as composições de Felipe, destaco Batuque do Coração, Êxtase Magistral e o Reggae Diante da Orla.

Mas se você tem tempo para ouvir apenas uma música, confiando no velho professor que escreve este blog, busque escutar Fazendo História, (http://www.4shared.com/audio/XoV355Ct/FELIPE_RIMA_-_FAZENDO_HISTORIA.html)música em que o cantor conta um pouco da própria história e promove uma ode à perseverança, à luta pelo sonho e à busca por melhores dias.

Acompanhado dos músicos Mariano Penha (DJ), Enos de Lima (teclados), um baixista e um percussionista - que vou ficar devendo os nomes - e de Salmos Rafael, na guitarra e nos vocais da banda, o show fica completo.

Para mim, Felipe Rima é uma grande descoberta do ano de 2011.

Serviço:
Entre em contato com o cantor feliperima@hotmail.com
No twitter: @feliperima
Blog: feliperima@blogspot.com
http://www.facebook.com/profile.php?id=100000241993466

Mais Felipe Rima:.

http://www.youtube.com/watch?v=xCL4wpM496Y&feature=player_embedded

http://www.4shared.com/audio/PGzwuE5B/11_POESIA_DOCE_DELEITE_-_FELIP.htmlhttp://www.4shared.com/audio/PGzwuE5B/11_POESIA_DOCE_DELEITE_-_FELIP.html3

Nenhum comentário:

Postar um comentário