domingo, 5 de junho de 2011

Padre Ducéu é eterno.


Amigo Ducéu,
Um ano após sua partida, parei para pensar e escrever este texto.
A saudade e a imensa falta teimam em apertar o peito e não me dão chance para conter as lágrimas.
Sei que perdi muitos amigos; alguns, o tempo levou, outros foram levados pela vida e uns poucos - estes muito caros - fora levados pela morte, que Francisco via como irmã...
Naquele dia, há um ano atrás, a dor cegava os olhos da alma e não me deixava enxergar o objetivo de sua missão.
O primeiro texto que escrevi sobre sua partida era repleto de esperança, mas guardava tristeza. O primeiro texto que li, obra de um amigo nosso, não vertia a água, que lava e acalma, mas sim, sangue, que teima em sujar até mesmo as mais belas intenções de qualquer história.
Eram discursos de quem não aceitava sua morte, mesmo sabendo, bem lá no fundo da racionalidade, que a morte é a única coisa que não podemos deixar de aceitar.
Depois de tanto caminhar, da Matriz de Jaguaruana ao cemitério da cidade, somente naquele dia pude perceber a intensidade da distância, que pode um corpo suportar quando tem que ser levado ao seu último lugar de descanso. Logo eu, que tinha acompanhado o amigo a tantos lugares, não pensava ter que percorrer este caminho tão cedo. Nem o padre, tenho certeza, tinha consciência do "fim de sua peregrinação terrestre..."
Precisei de um tempo para começar a aceitar o fato e a enxergar a vida que não se encerra, a vida que permanece através do exemplo, dos sentimentos, da alegria, das histórias e das memórias.
Comecei a experimentar sua eternidade através dos sonhos, quando por vezes acordei e tive povoada minha consciência por sua lembrança.
Após os sonhos, vieram os depoimentos dos amigos, das pessoas mais próximas, dos que, sobretudo, sentem sua falta. Estes, são a maioria...
Neste meio tempo, tive que enfrentar também alguns poucos que gostam de ferir minha alma tentando diminuir sua história. Não conseguiram... Sei que nesta missão nunca obterão sucesso.
Depois de um ano de intensas saudades, compreendo que meu amigo não morreu.
Padre Ducéu é eterno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário