quarta-feira, 7 de abril de 2010

Por que assistir Chico Xavier, o filme.



Saindo da criança cheia de birra que ainda habita em mim, que diria simplesmente "Porque sim!", sou capaz de enxergar vários motivos para justificar uma saída de casa, na segunda, à noite para assistir a maior bilheteria dos últimos tempos do cinema nacional.

Chico Xavier, filme de Daniel Filho, produção da Globo Filmes, O2, Estação da Luz e Lereby, tem o roteiro assinado por Marcos Bernstein, sendo o filme baseado na obra “As Vidas de Chico Xavier”, do jornalista Marcel Souto Maior.

As interpretações de NELSON XAVIER, que interpreta Chico Xavier entre os anos de 1969 a 1975; ÂNGELO ANTÔNIO que dá vida ao médium no processo de efetivação de sua prática espírita, no anos de 1931 a 1959 e do pequeno MATHEUS COSTA que faz Chico ainda menino, entre os anos de 1918 a 1922, nos conduzem numa linha temporal sobre a atuação da doutrina espírita no Brasil que vai do repúdio e condenação, passando pelo clamor e procura por causa do desespero até aos tempos da curiosidade e da admiração.

O filme é feito para isso: tornar a atuação de Chico Xavier no país, algo gigantesco, talvez maior do que o próprio espírita desejasse, ou mesmo contrário ao ensinamentos que a doutrina espírita apregoa. Na película, um pouco deste sentimento pode ser visto no próprio Chico quando demonstra parte de sua vaidade pessoal ao usar peruca, por conta de sua aparição na tv.

Sim, a importância da Televisão...

O filme se desenrola a partir da participação de Chico Xavier no programa Pinga-fogo, exibido ao vivo no dia 28 de julho de 1971, na extinta TV Tupi. Os vídeos que podem ser encontrados facilmente no you tube, mostram como Daniel Filho e sua equipe procuraram costurar ao roteiro do filme, as explicações dadas por Chico aos jornalistas da bancada sobre diversos temas espíritas como a reencarnação, a psicografia, as operações e tratamentos espirituais no sono, a cremação de corpos, entre outros.


Disse-me um amigo, espírita, que foi o programa de TV que deu projeção nacional para as atividades que Chico realizava em Uberaba. Estima-se que mais de 20 milhões de pessoas viram as explicações do médium naquela ocasião, o que fez a TV Tupi convidá-lo novamente para uma apresentação em 21 de dezembro de 1971, num especial de fim de ano.

Para mim, que não sou espírita, o filme só tem um defeito: reproduzir o caminho no qual se busca neste país a doutrina espírita com mais frequência: o caminho da dor. As personagens de Tony Ramos e Cristiane Torloni, Orlando e Glória, respectivamente, pais do jovem morto acidentalmente pelo colega, procuram conforto nas cartas psicografadas por Chico. Recebem mais que isso, é verdade, contudo minha crítica permanece.

O filme, talvez não intencionalmente, corrobora com ideia que tenho de que a maioria das pessoas procuram a doutrina espírita para obter respostas num momento de extrema dor, saudade, perda e tristeza. Pouco sei sobre a doutrina espírita, mas já compreendi que, além do que se procura na maioria das vezes, ela tem muito a dar.

Mesmo sendo católico por formação, ouso dizer que as pessoas precisam conhecer o ideal de mundo, de ser humano, de caridade e salvação que o espiritismo divulga desde sempre e principalmente após a codificação feita por Allan Kardeck, na segunda metade do século XIX.

Por fim, resta-me apenas dizer que sim, o filme vale cada centavo do ingresso.

Sobre as opiniões que declinei, gostaria de ler alguns comentários!

Forte abraço a todos os amigos!

Kamillo Silva

10 comentários:

  1. Diz-se na doutrina espírita que existem dois caminhos básicos para os que a procuram: o caminho do amor ou o caminho da dor. Como você já deve ter notado, o espiritismo prega uma reforma íntima e trabalho incessante em favor do próximo, uma grande dose de doação. É um convite difícil, duro e inquietante que por motivos óbvios é rejeitado pela maioria das pessoas, e esse é o motivo do amor. Assim sendo, resta o motivo da dor para que todos procurem a doutrina espírita, portanto nesse ponto o filme está realmente certo ao afirmar que a imensa maioria das pessoas busca a doutrina espírita pelo caminho da dor. Assim foi comigo e toda minha família, e hoje, dezesseis anos após me tornar espírita ainda é assim que vejo em todos os centros, uma maioria de sofredores buscando consolo.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Alexandro!

    Suas considerações foram extremamente proveitosas.

    Atenciosamente,

    Prof. Kamillo

    ResponderExcluir
  3. Não sou espirita mas nao pude dexar de conferir um pouco da biografia de Chico Xavier, nao tenho como fazer comentários a respeito da doutrina pq realmente nao conheço nada, mas como o Kamillo falou a busca inicial é pela dor, o que é lamentavel, e acho o filme muito breve, quando estava gostando bastante sedento por conhecer mais esperiencias dele o filme acaba :(, mas com CERTESA vale apena assistir.

    ResponderExcluir
  4. Olá Kamilo,

    Desculpe o comentário tão longo, mas é que, como cidadãos de um mundo globalizado, onde a informação pode ser tão facilmente acessada, penso que não há nada mais natural que buscarmos a informação verdadeira sobre as coisas que a mídia e pessoas divulgam, inocentemente ou não.

    Nem teria comentado não fosse por este parágrafo que escreveu e que tanto me perturbou e entristeceu:

    "Mesmo sendo católico por formação, ouso dizer que as pessoas precisam conhecer o ideal de mundo, de ser humano, de caridade e salvação que o espiritismo divulga desde sempre (...)"

    Primeiramente, abaixo divulgo uma pequena lista dos motivos que evidenciam a TOTAL INCOMPATIBILIDADE entre Catolicismo e Espiritismo.

    Segundo, você afirma que devemos conhecer 'o ideal de salvação' que o espiritismo prega, quando na verdade, o espiritismo nega aos cristãos a verdadeira salvação, que veio da morte e Ressurreição de Cristo, quando põe o mérito da salvação em nós mesmos através das obras.

    Também acho que de todos os ideais que citou - homem, mundo, caridade e salvação, basta ler a Bíblia, que os melhores e mais confiáveis ideais estão lá. Porém, o 'espetáculo' do cinema e da divulgação tornam bem mais interessante quando essa revelação vem do além - na verdade do inferno, querido, pois os 'espíritos' que são vistos - admito isso, pessoas vêem espíritos - não são mais que demônios enviados para confundir o homem que, afastado de Deus, perdeu o referencial de VERDADE. As boas obras permeiam toda a bíblia, especialmente o Novo Testamento. Quem dá o maior exemplo de amor ao próximo é Cristo (“não existe amor maior que dar a vida pelo irmão”). E não se trata apenas de providenciar bens materiais, mas de proporcionar um encontro com Aquele que é fonte de vida (“Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Aquele que vem a mim, ainda que morra viverá”).

    Por isso, aqui vão alguns esclarecimentos sobre o Espiritismo:

    "(...)o espiritismo é o desvio doutrinário "mais perigoso" para o país, uma vez que "nega não apenas uma ou outra verdade da nossa fé, mas todas elas, tendo, no entanto, a cautela de dizer-se cristão, de modo a deixar , a católicos menos avisados, a impressão erradíssima de ser possível conciliar catolicismo com espiritismo" (Espiritismo, orientação para os católicos, D.Boaventura Kloppenburg, Ed. Loyola, 5ªed, 1995,pag.11).

    Muitas passagens da Bíblia comprovam o que está dito acima. A principal delas é a que está no livro do Deuteronômio:

    "Não se ache no meio de ti quem faça passar pelo fogo seu filho ou sua filha [magia negra], nem quem se dê à adivinhação, à astrologia, aos agouros, ao feiticismo, à magia, ao espiritismo, à adivinhação ou à evocação dos mortos, porque o Senhor, teu Deus, abomina aqueles que se dão a essas práticas..." (Deutr 18,9-13).

    O espiritismo nega pelo menos 40 verdades da fé cristã. Aqui estão algumas delas (acho que as mais evidentes e graves. Para ver a lista completa, acesse o link no final da mensagem):

    Nega a inspiração divina da Bíblia.
    Nega a divindade de Jesus.
    Nega os milagres de Cristo.
    Nega a humanidade de Cristo.
    Nega nossa Redenção por Cristo (é o mais grave!).
    Nega a graça divina.
    Nega a possibilidade do perdão dos pecados.
    Nega a eficácia redentora do Batismo.
    Nega o juízo particular depois da morte.
    Nega a ressurreição da carne.
    Nega o juízo final.

    Apesar de tudo isso muitos continuam a proclamar que "o espiritismo e o Cristianismo ensinam a mesma coisa..."

    Na verdade é o "joio no meio do trigo" (Mt 13,28), que o inimigo semeou na messe do Senhor. Nada como o espiritismo nega tão radicalmente a doutrina católica.

    Fonte: http://www.comshalom.org/formacao/exibir.php?form_id=1362

    Indico também alguns artigos relacionados a esse tema.

    http://www.comshalom.org/formacao/exibir.php?form_id=3327
    http://www.comshalom.org/formacao/exibir.php?form_id=1355

    Mesmo não concordando, leiam, pois informação nunca é demais, né?

    Shalom!!!

    ResponderExcluir
  5. Eu concordo contigo, Keyla! Deus abençoe!!

    ResponderExcluir
  6. Querida Keyla,

    Agradeço pelos comentários. Senti-me honrado por ter dispensado tamanho tempo e dedicação ao post deste humilde medíocre.

    Beijos,

    Kamillo

    ResponderExcluir
  7. Kamilo,

    O hálito divino rescende em lábios que proferem palavras de bondade em torno do Bem. Justifica cada sentido do Amor, aquele que não retém a oportuna chance de divisar a Luz entre os que ainda pernoitam na desavença e no egoísmo. Teu comentário sobre 'CX, o filme' expressa mais do que o sentimento de quem nutre paixão pela virtude da Caridade. É a força espiritual que envolve tua essência anímica a distribuir consolo e bem pelas janelas da rede social de computadores.
    Sê do Bem, que o Bem conseguirá aliviar os desequíbrios e equívocos que a jornada terrena, vezes muitas, nos concede. Mas é para que a destinação do Ser não se converta apenas na simples obtenção do Ter, enquanto na Terra somos.
    Paz e Bem.

    ResponderExcluir
  8. Meus parabéns! Seu texto está muito bem escrito e elaborado.

    Não ia comentar não, sabe? Mas depois de ler os comentários preciso relatar aqui que sou espírita desde sempre e por isso tenho conhecimento suficiente, ainda que pouco, para me referir a D. Keyla do comentário acima que ela precisa se informar um pouco mais antes de exibir tamanha baboseira.

    Esse texto que ela postou demonstra total falta de conhecimentos, um preconceito que acho que Jesus em toda a sua bondade não ia querer ver em nenhum de seus filhos, falta de fé...O espiritismo já demonstrou demais até a sua veracidade...E para uma pessoa que se julga tão conhecedora a ponto de julgar, há mais "coincidências" entre essas religiões do que seu orgulho mesmo tende a admitir.

    Sobre as 40 verdades que o espiritismo nega eu prefiro nem comentar. Sugiro que comece lendo algumas obras básicas como Evangelho Segundo Espiritismo e Livro dos Espíritos.

    Ah e antes que ela diga qualquer coisa eu quis frequentar a Igreja Católica para conhecer e então entender essa religião. Fiz catequese, primeira comunhão, fui a várias missas, ajudei na Pastoral que acontecia na Igreja...Portanto tenho frente para falar alguma coisa.

    E pode ter certeza, nós espíritas não julgamos o Catolicismo dessa forma. Concordamos em muitas coisas que vocês falam e outras não. Dificilmente você encontrará um texto desses criticando, mesmo que nós tenhamos críticas ao Catolicismo. E se você encontrar, pode ter certeza que os autores não aprenderam verdadeiramente os ensinamentos espíritas.

    Só queria saber o que você ganha procurando textos para criticar o Espiritismo.

    Meu comentário ficou um pouco confuso tamanha a minha indignação. Perdão.

    Um grande abraço, aline.

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde!Não quero discutir religião, o objetivo não é este.No entanto é forçoso um aponte a D.Keyla.Seus argumentos são facilmente refutáveis, mas vou me ater a apenas um, não de ordem teológica, mas de ordem lógica: as palavras "espírita" e "espiritismo" foram criadas(neologismo) por Kardec em 1857.Como pode vc encontrá-las escritas na Bíblia[rs]?É o mesmo que vc ler lá a palavra "comunismo" ou "internet"!Impossível, né, já que qdo a Bíblia foi escrita as mesmas não existiam!

    Isto, Keyla, quer dizer que suas fontes estão contaminadas pelo preconceito e pela ignorancia(não saber).

    Verifique as informações antes, isto pode evitar constrangimentos.

    Aquele abraço.

    PS: Ao autor do blog parabenizo pela lucidez e, por que não?, coragem em falar de tema tão controverso à religião que abraça e que é credora de todo o nosso respeito!

    PS2: "A dor é o megafone de Deus!" .Geralmente nos lembramos mais de Deus qdo a dor nos visita.Ocorre o mesmo no Espiritismo.Mas não é regra.No meu caso, foi a lógica quem me seduziu, como aconteceu a milhares de outros profitentes.

    ResponderExcluir
  10. Queridos Nonato Albuquerque, Aline Lazari e Uomi,

    Agradeço profundamente as palavras e a iniciativa de escrever algo sobre o comentário do filme.

    Forte abraço a todos!

    ResponderExcluir