terça-feira, 12 de janeiro de 2010

E pra que serve a História?




Caros amigos leitores,

Gostaria de compartilhar com vocês a aula que apresentei na seleção de professores feita pelo SESPE/UNB para a SEDUC - CE.

PLANO DE AULA
“A África que os Europeus dominaram” – O Império do Mali e o Reino do Kongo
Componente Curricular: História
Tema: Idade Média
Assunto: Os reinos africanos nos Séculos V ao XV.
Tempo Estimado: Uma aula

OBJETIVOS:
Geral:
Estudar sobre o Império do Mali e o Reino do Kongo antes e depois da chegada dos europeus.

Específicos
1. Discutir sobre a existência de uma diversidade de povos com culturas complexas e diferenciadas na África subsaariana.
2. Mostrar a importância das fontes orais para a reconstrução da história da África antes do contato com os europeus.

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
Não obstante aos nossos objetivos, ao final desta aula, os alunos devem ter a habilidade de:
• Identificar personagens da sociedade africana dos séculos V ao XV, como o General Sundiata Keita;
• Descrever qual função social e política do ManiKongo;
E a competência de:
• Reconhecer o valor das pessoas mais velhas no que diz respeito ao processo de escrita da história de um povo.
• Comparar a situação da África antes e depois da chegada dos europeus.

JUSTIFICATIVA
Consciente de que a história da África precisa integrar efetivamente o currículo oficial, conforme determina a lei nº 10.639, de 09 de janeiro de 2003, há tempos se faz necessário focalizar e estudar a longa trajetória dos povos africanos e a relação cultural e comercial entre eles e os povos de outras partes do mundo. No Brasil, onde os descendentes de africanos são contados aos milhões, a necessidade de trazer estes temas para sala de aula fica ainda mais evidente, pois cabe também a nós, como escola, efetivar o que determina a lei.

METODOLOGIA
Apresentar o assunto da aula e promover uma experiência inicial de debate, motivada pela pergunta: “O que eu sei sobre a África?”; Após a sondagem, apresentar os conteúdos sobre o Império do Mali e o Reino do Kongo, na medida em que o diálogo com os alunos for fluindo. Promover a leitura do texto que contém as informações sobre o conteúdo, explorando as seguintes questões:
A. Por que não existem fontes abundantes para se estudar a história do Império do Mali?
B. O que eram os Griots e qual sua importância para a história da África?
C. Qual a importância do Reino do Kongo para nós brasileiros?

SUGESTÃO DE ATIVIDADE
Trabalho de pesquisa
Procedimentos:
1. Organizar a turma em grupos de no máximo 4 componentes.
2. Pesquisar e trazer para a sala informações complementares acerca do conteúdo. Todos devem trazer o máximo de informações que conseguirem (Matérias de jornal, revistas, pesquisas feitas em sites, outros livros, enciclopédias etc).
3. Na aula seguinte, promover o encontro dos grupos, munidos das informações obtidas.
4. Fazer uma triagem de todo conteúdo trazido para sala de aula, a fim de eliminar elementos repetidos.
5. Com os conteúdos organizados, construir um mural sob o título: “O que nós sabemos sobre a História da África.”

MULTIMEIOS NECESSÁRIOS
Texto, pincel, quadro, tarjetas, fita adesiva.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História: sociedade e cidadania. São Paulo: FTD, 2004

Um forte abraço do Prof. Kamillo

Um comentário:

  1. Amenidades Kamilianas! Grande Arauto e defensor da história e arte do nosso povo!. Grande Artista multimídia! Inserir elementos históricos sobre a África é contar com mais detalhes a nossa própria história. Creio que se aula sua demonstrou um lacuna que ainda existe em nosso modelo de ensino. Boa sorte! :)

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