Jaguaruana está pleiteando junto ao Governo Federal, um Campus avançado da Universidade Federal Rural do Semi-árido.
Entrar neste projeto significa para o povo daquela região o desejo de ser um lugar referencial para o desenvolvimento do Vale do Jaguaribe.
A tradição das Universidades Rurais, iniciada no fim da década de 1960, vê-se retomada nas útimas gestões federais e na iniciativa que o Governo da presidente Dilma Roussef promove, que é a de formação local para os jovem nascidos nos municípios interioranos. O intento, legitmo e, de certa forma, até afetuoso, responde à demanda - que ouso dizer, secular - por formação e por estabelecimento na sua própria terra de nascimento.
Como vem acontecendo, a possibilidade de formação e o mercado de trabalho nas cidades interioranas é deveras restrito e por isso, as famílias têm tido várias gerações que se mudam para os grandes centro - no caso do Ceará - Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte - para estudar e trabalhar. Nestas cidades, os cursos universitários oferecidos os são por instituições particulares, fato este que ainda exclui parte da população, que como brasileiros, contribuem para o desenvolvimento do país e que portanto, deveriam ter o direito de estudar e se formar numa universidade pública como acontece em algumas partes do país.
De todos os municípios que declinaram nomes para receber o campus da UFERSA, Jaguaruana detém as melhores condições técnicas, já tão propaladas pelos defensores do projeto. A cidade é centro geográfico para as cidades de Icapuí, Fortim, Aracati, Itaiçaba, Palhano, Russas e Quixeré. Estes municípios juntos representam quase 50% da população do Vale do Jaguaribe; 44,1% das matrículas do Ensino Médio. Jaguaruana também é a cidade mais próxima de Mossoró, onde fica a sede da UFERSA.
Diante de todas estas condições, vislumbradas pelo ponto de vista técnico, sobrevém ainda as característas morais. O povo da cidade deseja o campus da universidade! Vê-se nos olhos das pessoas mais simples da cidade o "bem querer" por algo concreto que ainda não existe. São pais e mães das crianças do 5º ano do Ensino Fundamental que dizem: "Meus filhos vão estudar nesta universidade que vem por aí!" As afirmações se tornam, como afirma o poeta Thiago de Melo, uma "verdade de sentido." Isto é, uma história, que narra algo que não ocorreu mas que constitui sentido para quem conta. Quem fala a respeito do futuro campus da UFERSA em Jaguaruana, acredita nele! Assim como todos os moradores da nossa cidade que hoje, em vossos olhos, com olhos de quem pede, conclama os presentes a confirmar este desejo.
O Vale precisa e Jaguaruana, assim como precisa, também merece o campus da UFERSA em suas terras.
Ótimo texto! A UFERSA é o símbolo de desenvolvimento, será com certeza um divisor de água! O Vale precisa e Jaguaruana é por demais merecedor!
ResponderExcluir