1. Detalhes (Roberto Carlos e Erasmo Carlos)
Lançada em 1971, foi o carro chefe do disco que levou o rei, pela primeira vez, à marca de 1 milhão de cópias. E só entre nós, a música é um espetáculo; praticamente a gente nem nota que a composição fala do fim de um grande amor.
2. Vida (Chico Buarque)
A música não tão conhecida de Chico, é do disco homônimo de 1980. As constatações do cantor caem bem para o fim de ano - "Vida, minha vida olha o que é que fiz".
3. Tente outra vez (Raul Seixas)
Do álbum Novo Aeon, de 1975, o lirismo desta canção não nos deixa, em momento algum desistir de nada: sonho, projeto, desejo ou simplesmente um mero capricho.
4. Como uma onda (Lulu Santos e Nelson Mota)
De 1983, essa pérola da MPB, já embala pelo menos duas gerações de fãs do karaokê. Originalmente lançada no álbum O ritmo do momento, a música já foi tema de novela e trilha de filmes brasileiros. Um recado simples pra quem acredita que tudo passa, tudo sempre passará.
5. Tudo Passará (Nélson Ned)
O maior sucesso da carreira de Nélson Ned, lançado em 1969 deve ter sido mote para a canção anterior. O pequeno gigante da canção, primeiro cantor brasileiro a vender mais de um milhão de discos nos Estados Unidos, colocou na canção além de sentimento, uma ação própria de quem acredita num futuro melhor: "A esperança me ensina a gritar, que tudo passa tudo passará".
6. Amor Perfeito (Roberto Carlos e Erasmo Carlos)
A música lançada em 1986 talvez seja aquela do rei Roberto Carlos mais regravada nos últimos anos. A versão do Babado Novo, de 2002 deu repercussão nacional para esta composição simples que nos ensina que o perdão é o mais nobre dos sentimentos. Quer coisa melhor para exercitar no fim do ano?
7. Three Little Birds (Bob Marley)
A minha preferida do Sr. Marley não sai da moda. Considero esta canção uma grande viagem do Bob. Imagine só: Você está cheio de problemas, muito preocupado, quando de repente, recebe a visita de três passarinhos que dizem que tudo ficará bem. A música de 1977, do álbum Exodus, não precisa dizer mais nada.
8. Acabou (Ricardo Chaves)
Não podia faltar axé nesta lista. Quem já não foi pra qualquer lugar - festa, batizado, carnaval, aniversário etc - cuja trilha do fim foi "acaboôuôuou, acabou..." A música está no cd Jogo de Cena, lançado em 1998, mas como disse, pode-se ouvi-la em quase todo fim de festa.
9. Por enquanto (Renato Russo)
Considerada a melhor faixa de encerramento de um disco, a música do 1º álbum da Legião Urbana, lançada em 1985, é magnífica. Remete a vários temas, mas nos faz refletir mesmo é sobre continuidade - o mais controverso tema localizado entre a vida e a morte. Atente para o verso: "Se lembra quando a gente chegou um dia a acreditar, que tudo era prá sempre. Sem saber que o pra sempre, sempre acaba..."
10. Boa Sorte/ Good Luck (Vanessa da Mata e Ben Harper)
A música que puxou o terceiro Cd de Vanessa da Mata (Sim, 2007) quase ofuscou o brilho das outras composições da cantora neste álbum. Contudo, para nosso coletânea a música funciona muito bem. Afinal, para um blog "É só isso, não tem mais jeito, acabou, boa sorte".
Beijos, do prof. Kamillo
Olá Camillo,encontrei seu blog na comunidade da Cachoeira Grande.
ResponderExcluirBem legal seu blog, dei uma passada rápida pelos posts, bem legal voltarei com mais calma outras vezes.O que mais gostei foi do post Cotidiano, tenho um blog com esse nome, melhor com essa ideia.
Se puder da uma passada em meu blog, ele esta uma verdadeira bagunça pois estou reformulando, todo ele. o endereço é www.ocotidiano.com.br
Parabéns!!!
Valdean
Parabéns Kamilo!
ResponderExcluirTb sou professor dé história e estou aqui só para dar os meus parabéns!
Sucesso ao blog!
Só nao concordo com a música da vanessa da matta com o ben harper... chata demais!
Tirando ela, otima seleção!
Abração! =)