
1. Detalhes (Roberto Carlos e Erasmo Carlos)
Lançada em 1971, foi o carro chefe do disco que levou o rei, pela primeira vez, à marca de 1 milhão de cópias. E só entre nós, a música é um espetáculo; praticamente a gente nem nota que a composição fala do fim de um grande amor.
2. Vida (Chico Buarque)
A música não tão conhecida de Chico, é do disco homônimo de 1980. As constatações do cantor caem bem para o fim de ano - "Vida, minha vida olha o que é que fiz".
3. Tente outra vez (Raul Seixas)
Do álbum Novo Aeon, de 1975, o lirismo desta canção não nos deixa, em momento algum desistir de nada: sonho, projeto, desejo ou simplesmente um mero capricho.
4. Como uma onda (Lulu Santos e Nelson Mota)
De 1983, essa pérola da MPB, já embala pelo menos duas gerações de fãs do karaokê. Originalmente lançada no álbum O ritmo do momento, a música já foi tema de novela e trilha de filmes brasileiros. Um recado simples pra quem acredita que tudo passa, tudo sempre passará.
5. Tudo Passará (Nélson Ned)
O maior sucesso da carreira de Nélson Ned, lançado em 1969 deve ter sido mote para a canção anterior. O pequeno gigante da canção, primeiro cantor brasileiro a vender mais de um milhão de discos nos Estados Unidos, colocou na canção além de sentimento, uma ação própria de quem acredita num futuro melhor: "A esperança me ensina a gritar, que tudo passa tudo passará".
6. Amor Perfeito (Roberto Carlos e Erasmo Carlos)
A música lançada em 1986 talvez seja aquela do rei Roberto Carlos mais regravada nos últimos anos. A versão do Babado Novo, de 2002 deu repercussão nacional para esta composição simples que nos ensina que o perdão é o mais nobre dos sentimentos. Quer coisa melhor para exercitar no fim do ano?
7. Three Little Birds (Bob Marley)
A minha preferida do Sr. Marley não sai da moda. Considero esta canção uma grande viagem do Bob. Imagine só: Você está cheio de problemas, muito preocupado, quando de repente, recebe a visita de três passarinhos que dizem que tudo ficará bem. A música de 1977, do álbum Exodus, não precisa dizer mais nada.
8. Acabou (Ricardo Chaves)
Não podia faltar axé nesta lista. Quem já não foi pra qualquer lugar - festa, batizado, carnaval, aniversário etc - cuja trilha do fim foi "acaboôuôuou, acabou..." A música está no cd Jogo de Cena, lançado em 1998, mas como disse, pode-se ouvi-la em quase todo fim de festa.
9. Por enquanto (Renato Russo)
Considerada a melhor faixa de encerramento de um disco, a música do 1º álbum da Legião Urbana, lançada em 1985, é magnífica. Remete a vários temas, mas nos faz refletir mesmo é sobre continuidade - o mais controverso tema localizado entre a vida e a morte. Atente para o verso: "Se lembra quando a gente chegou um dia a acreditar, que tudo era prá sempre. Sem saber que o pra sempre, sempre acaba..."
10. Boa Sorte/ Good Luck (Vanessa da Mata e Ben Harper)
A música que puxou o terceiro Cd de Vanessa da Mata (Sim, 2007) quase ofuscou o brilho das outras composições da cantora neste álbum. Contudo, para nosso coletânea a música funciona muito bem. Afinal, para um blog "É só isso, não tem mais jeito, acabou, boa sorte".
Beijos, do prof. Kamillo