quarta-feira, 28 de setembro de 2016

As eleições na cidade de Jaguaruana – entre os candidatos e seus eleitores

Não. Esse texto não é sobre o barulho das motos e dos carros de som, os fogos, as histórias de viradas, os insultos de palanque, os afetos e desafetos que a disputa entre os eleitores de Ana Teresa e Roberto da Viúva tem protagonizado nesses dias que se encerram nessa quinta-feira com os últimos movimentos públicos das campanhas eleitorais. Digo públicos, porque quem conhece a política feita em nossas cidades do interior do Ceará (acho que poderia ser do país inteiro, não?), sabe que a campanha só acaba mesmo quando os ponteiros do relógio virar 17:01 h no próximo domingo.


O que gostaria de falar mesmo é sobre o perfil dos (as) candidatos (as) à Câmara Municipal de nossa cidade e sua relação com o perfil dos eleitores da nossa cidade.


Apenas uma visita despretensiosa no site do Tribunal Superior Eleitoral, na aba http://www.tse.jus.br/eleicoes/estatisticas/estatisticas-eleitorais-2016/candidaturas nos deu a chance de conhecer um retrato interessante desses cenários. Os homens e mulheres que dispuseram seus nomes para o processo eleitoral tem um rosto, um projeto, desejos e discursos que todos deveriam conhecer e assim poder escolher com maior consciência.


No site http://vereador2016.com/candidatos-a-vereador-2016/jaguaruana-ce podemos ver outras questões mais específicas da campanha como o patrimônio dos (as) candidatos (as), suas propostas, filiações partidárias, doadores e as respectivas doações recebidas para a campanha e até mesmo as despesas feitas durante o pleito. Isso caracteriza a transparência necessária do processo e a disponibilidade dos candidatos (as), que ao informar tais questões, respeitam a lei e já iniciam suas vidas públicas inspirando conformidade com o desejo do povo.


Jaguaruana tem 49 candidatos (as) à Câmara Municipal. São 35 homens e 14 mulheres. Destes, 44 declaram-se brancos, quanto à cor da pele e outros 5, declaram-se pardos. 24 informaram ser solteiros e 23 são casados. Há ainda um (a) candidato (a) que é viúvo (a) e um que declarou ser divorciado (a).


A maioria dos candidatos (26) tem mais de 40 anos de idade. A candidata mais jovem tem 25 anos e o candidato de maior trajetória de vida conta 70 anos.


E o que fazem nossos (as) candidatos (as)? A maioria já é vereador (a) atualmente e assim se declararam. São 12 no total. Outros 8 declararam ser agricultores (as). Temos ainda 3 advogados (as), 3 comerciantes, 3 empresários (as), 3 professores (as), 2 motoristas, 2 estudantes, 2 gerentes de estabelecimento comercial ou indústria, um líder religioso, um técnico em contabilidade, um diretor escolar, uma administradora, um gari, e uma dona de casa. Quatro candidatos declararam ter outra atividade que não foi identificada.


Sobre o grau de instrução dos candidatos, o site do TSE mostra que a maioria deles (as) tem o ensino médio completo (20). Onze têm concluíram o nível superior, oito terminaram o ensino fundamental e seis não atingiram essa etapa educativa. Para finalizar, 4 candidatos (as) declararam apenas saber ler e escrever.


As leituras possíveis diante desses dados são inúmeras. Cada um de nós pode fazê-las como, se e da forma que quiser. Eu, em quatro breves parágrafos, a partir do meu lugar social de fala, peço licença a você leitor para fazer algumas.


A maioria dos eleitores da cidade são mulheres (51%). As candidaturas não correspondem a esse numerário e quando as urnas forem abertas é bem possível que os homens ainda sejam maioria na Câmara municipal.


Numa cidade cuja mestiçagem história começou ainda quando o Ceará tinha apenas os caminhos das boiadas, nenhum candidato (a) se reconheceu como negro (a).


A maior parcela do eleitorado (49,32%) está abaixo de 39 anos, sendo que a maioria dos eleitores concentra-se na faixa dos 30 a 34 anos. Como se dá a identificação dos jovens da cidade com a maioria de candidatos pertencendo a uma geração diferente?


Por fim, o mais interessante pode ser observado quando decidimos estudar o grau de instrução do eleitorado. Apenas 321 eleitores da cidade de Jaguaruana têm nível superior completo. Obviamente que esse não poderia ser o grau de instrução da maioria de nossos eleitores (poderia sim...! sonho com isso), no entanto, se analisarmos o restante dos dados veremos que 11.070 eleitores são analfabetos (3.692) ou apenas declararam ler e escrever (7.378). Isso representa 39,14% dos votos válidos do município, ou seja, quase metade de nossos eleitores. Se juntarmos a esses números os (as) 6.916 eleitores (as) que declaram ter o ensino fundamental incompleto essa percentagem sobe para incríveis 63,59% do eleitorado.


Se você, querido (as) leitor (as) chegou até aqui, deve ter ficado tão impressionado quanto eu diante desses números. Resta-me apenas dizer uma única coisa: candidatos (as) (e agora podemos incluir também os concorrentes majoritários, aqueles que disputam a prefeitura), há muito o que fazer em nossa cidade. Eleitos (as) ou não, boa sorte e mãos à obra.